O exercício aquático na melhora de qualidade de vida na gravidez

Favoritar:

O exercício físico ajuda a manter um estilo de vida saudável e sua prática é recomendada para mulheres durante a gravidez como uma forma de limitar com os efeitos negativos no corpo que podem ocorrer e otimizar o bem-estar, o humor e os padrões de sono. Além disso, encorajar a atividade física diária melhora a capacidade de trabalho e previne complicações relacionadas à gravidez. A hidroginástica na gravidez é bastante recomendada por médico de todo o mundo.

Então, o objetivo deste estudo foi analisar a qualidade de vida durante a gravidez em mulheres que completaram um programa de atividade física moderada na água, seguindo um método seguro projetado para a gravidez (SWEP). Foram analisadas 140 mulheres grávidas, de 21 a 43 anos. Elas foram divididas em dois grupos: o grupo experimental, que realizou exercícios físicos moderados na água, seguindo o método SWEP, e o grupo controle, que recebeu recomendações padrão durante a gravidez, incluindo informações sobre os benefícios do exercício físico nesse período, mas não realizaram exercícios físicos.

A intervenção ocorreu durante as semanas 20 a 37 de gestação. O programa de exercícios para o grupo experimental consistiu em três sessões por semana, cada uma com duração de 60 minutos. As sessões incluíam aquecimento, uma fase principal com elementos aeróbicos, exercícios de força e resistência, e, por fim, alongamento e relaxamento.

Os resultados indicaram que as mulheres do grupo de exercícios apresentaram menor diminuição na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde durante o período da gravidez, enquanto as do grupo controle experimentaram uma queda mais acentuada em vários aspectos da saúde física e mental. Além disso, o estudo mostrou que as mulheres que seguiram o programa de exercícios não estavam em risco de desenvolver depressão pós-parto, ao contrário das mulheres sedentárias no grupo controle.

Em resumo, os resultados sugerem que a prática de exercícios físicos durante a gravidez, de acordo com as orientações do método SWEP, pode levar a uma melhoria na qualidade de vida das gestantes, contribuindo para a saúde física e mental durante esse período importante da vida.

Saiba também como a prática em bicicleta ergométrica pode prevenir a diabetes gestacional em mulheres com sobrepeso e obesidade.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra gratuitamente.

Educação Física e Saúde

Referência bibliográfica

RODRIGUEZ-BLANQUE, R. et al. Water Exercise and Quality of Life in Pregnancy: A Randomised Clinical Trial. Internacional Journal of Environmental Research and Public Health, v.17, n.4, 2020.

Compartilhar:

Seja parceiro

Seja um colunista

Preencha o formulário abaixo

Exemplo: Graduação em educação física e saúde pela Universidade de São Paulo (USP)