Tai Chi enquanto abordagem eficaz para melhorar o sono em adultos mais velhos com insônia

Favoritar:

O Tai Chi é um exercício mente-corpo conhecido por conferir uma variedade de benefícios à saúde, incluindo melhora na qualidade do sono auto-relatada.

O objetivo deste estudo foi fornecer evidências sólidas que possam contribuir para o estabelecimento do Tai Chi como uma abordagem não farmacológica eficaz no tratamento da insônia em adultos mais velhos. Foram analisados, ao longo de 4 anos, 320 adultos chineses, com idade igual ou superior a 60 anos, com insônia crônica.

Os participantes foram divididos em três grupos de intervenção: grupo de controle, de exercício, e de Tai Chi. O grupo controle não recebeu nenhuma intervenção adicional além de seus cuidados habituais pré-existentes e foi contatado mensalmente por telefone para registrar suas condições de sono. Já o grupo de exercício participou de um programa de treinamento de exercícios convencionais com duração de 12 semanas, que incluía caminhadas rápidas e exercícios de fortalecimento muscular, com três sessões de treinamento de 1 hora por semana. Por fim, o grupo de Tai Chi participou de um programa de treinamento de Tai Chi estilo Yang de 24 formas, também com duração de 12 semanas, com três sessões de treinamento de 1 hora por semana.

O sono foi avaliado por meio de actigrafia (medida objetiva) e questionários (medida subjetiva) em três momentos: no início do estudo, após a intervenção e 24 meses após a intervenção.

Os principais resultados demonstraram que tanto o grupo que praticou exercício convencional quanto o grupo de Tai Chi experimentaram melhorias significativas na eficiência do sono, tempo acordado após o início do sono e número de despertares em comparação ao grupo de controle. Essas melhorias foram observadas tanto imediatamente após a intervenção quanto após 24 meses.

Além disso, a taxa de remissão da insônia foi notavelmente mais alta nos grupos de intervenção, com destaque para o grupo de Tai Chi após a intervenção. A taxa de resposta ao tratamento também foi significativamente maior nos grupos de intervenção, tanto imediatamente após a intervenção quanto após 24 meses.

Em relação à qualidade subjetiva do sono, ambos os grupos de intervenção experimentaram melhorias, embora não tenha havido diferenças significativas entre eles após 24 meses.

Conclui-se que o Tai Chi é uma abordagem eficaz para melhorar o sono em adultos mais velhos com insônia, tanto objetiva quanto subjetivamente. Os benefícios da prática persistiram ao longo de 24 meses e foram comparáveis aos do exercício convencional. Isso sugere que o Tai Chi pode ser uma alternativa viável e acessível para o manejo da insônia em adultos mais velhos, especialmente para aqueles que não desejam ou não podem participar de exercícios convencionais.

Clique aqui, e continue lendo sobre distúrbios do sono

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra gratuitamente.

Educação Física e Saúde

Referência bibliográfica

SIU, P. M. et al. Effects of Tai Chi or Exercise on Sleep in Older Adults With Insomnia: A Randomized Clinical Trial, JAMA, vol.4, n.2, 2021.

Compartilhar:

Seja parceiro

Seja um colunista

Preencha o formulário abaixo

Exemplo: Graduação em educação física e saúde pela Universidade de São Paulo (USP)