Aplicativos de smartphone são uma ferramenta eficaz para melhorar o manejo do diabetes, a qualidade de vida dos pacientes e promover hábitos de atividade física mais saudáveis

Favoritar:

Diversas intervenções no estilo de vida parecem ser eficazes no tratamento do diabetes, como por exemplo o uso de aplicativos de smartphone que gerenciam dados de saúde e cronogramas de alimentação e exercícios. O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos de uma intervenção baseada em smartphone com aplicativos de treino, contextualizada culturalmente, com o cuidado usual nos resultados metabólicos de adultos asiáticos com diabetes tipo 2.

Foram analisados 204 participantes, de 21 a 75 anos, IMC de 23,0 ou superior, diagnosticados com diabetes tipo 2. Eles foram divididos em dois grupos: grupo de intervenção (99 participantes) e grupo de controle (105 participantes). O grupo de intervenção utilizou um aplicativo de smartphone para monitorar peso, dieta e atividade física, enquanto o grupo de controle recebeu cuidados padrão para diabetes.

O estudo teve uma duração de 6 meses, com acompanhamento planejado a longo prazo, mas não incluído neste estudo. Os participantes do grupo de intervenção estabeleceram metas de perda de peso personalizadas, rastrearam sua dieta e atividade diariamente e se comunicaram regularmente com nutricionistas através do aplicativo, recebendo feedback individualizado. Ambos os grupos receberam aconselhamento inicial e uma balança digital padronizada, além de cuidados padrão para diabetes de seus profissionais de saúde habituais.

As avaliações realizadas incluíram medição do peso corporal; níveis de HbA1c (hemoglobina A1c) e glicose no sangue em jejum; pressão arterial; níveis de colesterol total, triglicerídeos, lipoproteína de baixa densidade e lipoproteína de alta densidade; níveis de creatinina; ingestão dietética, medida via diários alimentares de 2 dias; atividade física, medida em minutos por semana e uso de medicamentos para diabetes e custos associados.

Os principais resultados demonstraram que os participantes do grupo de intervenção perderam, em média, 4,3% de seu peso corporal em 6 meses, alcançando melhorias nos níveis de HbA1c e glicose em jejum. Importante destacar que indivíduos com controle glicêmico inadequado tiveram melhorias ainda mais expressivas. Além disso, a intervenção resultou em uma redução no uso de medicamentos para diabetes e promoveu hábitos alimentares e atividade física mais saudáveis. Os resultados sugerem que aplicativos de smartphone podem ser uma ferramenta eficaz para melhorar o manejo do diabetes e a qualidade de vida dos pacientes.

Além disso, o estudo enfatizou a conveniência e aceitação da intervenção baseada em aplicativo de treino, com uma taxa de desistência baixa. Isso ressalta o potencial dessa abordagem, especialmente em tempos de pandemia (como no caso da COVID-19) quando o acesso a serviços médicos pode ser limitado.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra gratuitamente.

Educação Física e Saúde

Referência bibliográfica

LIM, S. L. et al. Effect of a Smartphone App on Weight Change and Metabolic Outcomes in Asian Adults With Type 2 Diabetes: A Randomized Clinical Trial. JAMA, v.4, n.6, 2021.

Compartilhar:

Seja parceiro

Seja um colunista

Preencha o formulário abaixo

Exemplo: Graduação em educação física e saúde pela Universidade de São Paulo (USP)