Uma das maiores preocupações com empregos em que os trabalhadores precisam ficar muito tempo sentados é o desdobramento do sedentarismo e da má postura. Por esses motivos, o risco de desenvolvimento da hérnia de disco na área lombar é bem alta. Dessa forma, este estudo buscou avaliar a utilidade dos exercícios físicos de estabilização e dos exercícios de estabilização em suspensão (com auxílio de equipamento) no tratamento da hérnia de disco e dor lombar crônica em funcionários de escritório.
O ensaio contou com 25 homens adultos com dor lombar crônica, divididos em dois grupos: 13 em exercício convencional e 12 suspensão. Foram 2 meses de intervenção com 3 treinos por semana e 30 minutos de duração, sendo 5 de aquecimento e volta calma e 20 do treino principal. Antes, durante e após o período de intervenção a conclusão do teste realizaram-se exames para medir a intensidade da dor por uma escala visual analógica (EVA) e uma ressonância magnética para visualização da estrutura onde se encontrava a hérnia de disco. O grupo convencional fez exercícios para estabilização dos músculos do core, importantes para sustentar o tronco e estabilizar a coluna. Já o grupo suspensão fez exercícios para a região do core mas sem o apoio das nádegas em uma superfície.
Os resultados apresentaram que não houve nenhuma diferença significativa na estrutura das vértebras lombares (L4-L5 e L5-S1) em relação a hérnia de disco, mas que a dor crônica melhorou nos dois grupos, sendo que, de forma geral, o grupo suspensão mostrou efeitos melhores do que o grupo convencional.
Todavia, o estudo contou com duas limitações, a primeira foi pela sua amostra não ter reunido mulheres, sob a justificativa de que durante o período de menstruação as condições físicas das mulheres poderiam apresentar muita variação. Assim, os dados encontrados não poderiam ser extrapolados para o grupo de mulheres. A segunda deu-se pela falta de um grupo controle que poderia ajudar em uma melhor análise dos dados dos exercícios nestes pacientes.
Desse modo, concluiu-se que exercícios físicos de estabilização e, principalmente, de estabilização em suspensão são de grande relevância no tratamento da dor lombar crônica causada pela hérnia de disco em estágios iniciais, como a dos funcionários de escritório, ajudando a reduzir também o consumo de anti-inflamatórios.
O tratamento da dor crônica lombar em funcionários de escritório através de exercícios de estabilização
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra gratuitamente.