O ciclo circadiano é o mecanismo pelo qual nosso corpo é regulado para, entre outras coisas, permanecer acordado durante o dia e dormir a noite. Interromper esse ciclo pode trazer sérias consequências à saúde, dentre elas, o risco aumentado de câncer de mama e de próstata (é o que acontece, por exemplo, com pessoas de dormem de dia e trabalham a noite). Já cronotipo é o atributo que regula se um indivíduo tem uma tendência natural a ter picos de energia ou cansaço de dia ou de noite.
Os pesquisadores deste artigo avaliaram o risco de desenvolvimento de câncer em grupos que praticam atividade física recreativa doméstica pela manhã, tarde ou noite, e sua relação com o ciclo circadiano e cronotipos dos indivíduos. O estudo aconteceu na Espanha, foram avaliadas 2795 pessoas, homens e mulheres, de 20 há 85 anos. Destas, 781 tinham câncer de mama, 504 câncer de próstata e 1510 não tinham nem uma das doenças e integraram o grupo controle.
Foram realizadas coletas de dados antropométricos de todos os participantes, além de entrevistas sobre hábitos alimentares, estilo de vida, níveis de atividade física, histórico médico pessoal e da família, entre outras variáveis. Entre 6 meses e 5 anos após esta abordagem inicial, os participantes foram contatados via telefone para responder um novo questionário sobre seu ciclo circadiano, padrões de sono, horários de alimentação e atividade física e horários de trabalho. O cronotipo dos entrevistados também foi avaliado na mesma ocasião, mas com um questionário específico. Informações clínicas foram coletadas do histórico médico dos pacientes.
Os principais resultados mostraram que o efeito protetivo da atividade física na diminuição do risco de câncer de mama e próstata pode variar de acordo com o horário em que a prática acontece. De maneira geral, fazer atividade física pela manhã contribuiu positivamente para diminuir os riscos de incidência de câncer de mama e próstata. Os autores argumentam, com base em outros artigos, que exercícios feitos pela manhã tem influência na regulação de hormônios e no funcionamento de órgãos importantes do corpo humano, sugerindo possíveis caminhos que justifiquem os achados em relação aos benefícios da atividade física recreativa realizada no período da manhã.
Acesse mais textos em nosso Portal e encontre conteúdos com embasamento científico em vídeo em nosso canal do Youtube.