Das dificuldades enfrentadas por adultos de meia idade a insônia ou baixa qualidade de sono são bastante comuns. São diversos os impactos negativos para a saúde física e mental, além dos prejuízos na qualidade de vida e despesas com tratamentos. Além disso, o estudo analisado também cita a relação entre a qualidade do sono e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A pesquisa teve dois objetivos: investigar o efeito de um programa de treinamento de 12 semanas na qualidade de sono e na variação de batimentos cardíacos em adultos com insônia e qualidade prejudicada de sono e examinar os fatores associados com a melhora na qualidade de sono e consequente diminuição na variação de batimentos cardíacos. Em Taiwan foram avaliados 40 voluntários, homens e mulheres, com idade média de 61 anos, todos aleatoriamente alocados em grupo intervenção (20) e grupo controle (20).
Foram 12 semanas de treino. O grupo controle não participou de nenhuma intervenção. Já o grupo intervenção realizou sessões de 50 minutos de exercício aeróbico em esteira três vezes por semana sob supervisão de um profissional de educação física. Avaliou-se a qualidade do sono, composição corporal, disfunção cardíaca autonômica, capacidade física, nível de depressão e de atividade física do grupo que treinou e do que não treinou.
Alguns dos principais resultados demonstraram queda no uso de medicação para dormir, distúrbios do sono, níveis de depressão e aumento do consumo máximo de oxigênio e da eficiência do sono no grupo que treinou. Os pesquisadores concluíram que 12 semanas de exercício aeróbico moderado foi capaz de melhorar significativamente a qualidade do sono e a função autonômica cardíaca de pessoas com insônia e baixa qualidade de sono, tudo contribuindo para uma melhor noite de sono e redução em doenças do coração. O exercício físico demonstrou ser um importante aliado no tratamento para pessoas com problemas para dormir.
Acesse mais textos em nosso Portal e encontre conteúdos com embasamento científico em vídeo em nosso canal do Youtube.